19 maneiras de sacar o FGTS em 2021

FGTS

Hoje vamos falar sobre as 19 maneiras de sacar o FGTS em 2021, o trabalhador brasileiro que atua de carteira assinada tem direito ao FGTS que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e eu vou te contar sobre as situações que você tem direito de resgatar o seu dinheiro. 

Confira nosso vídeo completo sobre 19 formas de sacar o seu FGTS em 2021

Formas de Sacar o FGTS

Inicialmente vou te explicar sobre as situações que permitem o saque do FGTS.

A maneira mais comum de resgatar o saldo é quando o trabalhador é demitido sem justa causa, porém, esta não é a única maneira, ainda é possível solicitar o saldo em algumas situações como:

  • Na dispensa sem justa causa por parte do empregador;
  • Rescisão por acordo entre empregador e empregado;
  • Para compra da casa própria;
  • Para complementar pagamento de imóvel comprado por meio de consórcio;
  • Para complementar pagamento de imóvel financiado pelo Sistema
  • Financeiro de Habitação;
  • Rescisão por término de contrato por prazo determinado;
  • Por fechamento da empresa: vale em caso de extinção parcial ou total da empresa ou estabelecimento;
  • Rescisão por culpa recíproca (empregador e empregado) ou por força maior se a empresa é atingida por um incêndio ou enchente, por exemplo;
  • Rescisão por aposentadoria;
    Em caso de desastres naturais, como enchentes e vendavais;
  • Se um trabalhador avulso, empregado através de uma entidade de classe, fica suspenso por período igual ou superior a 90 dias;
  • Para trabalhadores quem tem 70 anos ou mais;
  • Trabalhadores ou dependentes portadores de HIV;
  • Trabalhadores ou dependentes diagnosticados com câncer;
  • Trabalhadores ou dependentes que estejam em estágio terminal por causa de uma doença grave;
  • Empregados que ficam três anos seguidos ou mais sem trabalhar com carteira assinada;
  • Em caso de morte do trabalhador, os dependentes e herdeiros judicialmente reconhecidos podem efetuar o saque.

Além disso, ainda há duas situações diferentes que permitem o resgate do saldo do FGTS, contudo, essas maneiras não permitem o resgate total do saldo, mas sim uma parte do fundo é o caso do saque-aniversário do FGTS que funciona da seguinte maneira: quem aderir pode realizar saques anuais das contas do FGTS, inativas de empregos anteriores e ativas de emprego atual.

FGTS

Saque-Aniversário

O saque-aniversário não é o total do saldo que possui em conta, mas de um percentual, que varia conforme o valor disponível, contas com até R$ 500 terão 50% do saldo liberado para saque, quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador poderá sacar ao ano.

Saque Emergencial

Outra modalidade é o Saque Emergencial, ela foi liberada em 2020 devido à pandemia de Covid-19 no país. A medida permitiu que todo trabalhador brasileiro que tivesse saldo nas contas do fundo pudessem resgatar até um salário mínimo do FGTS em 2020.

A medida deve ser liberada ainda em 2021, mas para que isso aconteça a medida aguarda confirmação por parte do governo, bem como aprovação do Orçamento para este ano. Com a liberação da medida o trabalhador poderá resgatar até um salário mínimo este ano.

Bom, para acompanhar o seu FGTS basta acessar o aplicativo da Caixa Econômica Federal, pois ele permite consultar o saldo, acompanhar movimentações e solicitar saques. Para fazer o cadastro é bem simples, vamos colocar o link de uma matéria do jornal contábil na descrição e no card com o passo a passo para consultar seu saldo.

Ah, lembrando que é possível também consultar pelo site caixa.gov.br/extrato-fgts.

Espero ter conseguido te orientar sobre como sacar o FGTS em 2021.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

O post 19 maneiras de sacar o FGTS em 2021 apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


19 maneiras de sacar o FGTS em 2021