A importância do planejamento financeiro nas Startups

Designed by @pressfoto / freepik

Para as grandes ideias, é necessário que se tenha coragem e muita determinação não só para colocar em prática, mas para fazer dar certo mesmo diante de quaisquer obstáculos que possam surgir.

Além da inspiração de ideia inovadora para uma startup, é necessário muito trabalho e suor para consolidar-se no mercado, sabendo sempre a importância de contar com ajuda profissional em alguns setores, como o auxílio de serviços contábeis online, por exemplo, para estruturar a parte financeira dos negócios.

É necessário que se planeje a todo momento, independente de qual o ramo ou área de atuação que essa ideia de startup leva consigo, é primordial o planejamento e essencial também que se mantenha tudo sempre sob estratégias.

Em um estudo feito pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups), foi apontado que 2.519 empresas iniciavam as suas atividades no ano de 2012; e em novo levantamento no ano de 2019, foi apontado que esses números cresceram para 12.700 empresas iniciantes em pleno funcionamento no país.

Ou seja, o crescimento das startups é nítido, porém quando não se conta com a ajuda especializada nos pontos que não é de conhecimento de quem a administra, como por exemplo contar com os serviços de uma contabilidade eficiente e que seja especialista com a parte financeira de empresas, inclusive no caso das empresas emergentes e em ascensão, o caminho para a falência é quase certo.

Dados levantados pela Startup Farm apontam que 74% das startups encerram as atividades em cinco anos de atuação no mercado, tendo inclusive dentro desses casos 18% das empresas que fecham antes inclusive de completarem dois anos de atividades.

Todas provavelmente que não se planejaram da forma devida, ou não contaram com a experiência de alguns setores essenciais, como os serviços contábeis especializados para estruturar a parte contábil de forma sólida e eficaz, tendo sempre como base os planejamentos a curto e a longo prazo.

O planejamento financeiro de sucesso para uma Startup

Ao contar com uma assessoria contábil de quem seja experiente em ajudar as  startups a deixar de maneira sólida a sua parte financeira, para poder de forma segura planejar toda a movimentação de capital e manter em ordem as questões de investimentos, é essencial que se coloque primeiramente uma coisa em prática: a separação das finanças pessoais das empresariais.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Afinal, esse é um passo comum entre as startups que estão nas estatísticas de insucesso citadas acima, por cometerem o equívoco de não separar os gastos que se tem de maneira pessoal com os da empresa, o que no fim, confunde tudo e quando menos espera já está pagando alguma conta de restaurante com o cartão corporativo.

É imprescindível que se faça essa separação, e isso nem é uma dica de quem seja especializado apenas, isso é primordial e deve ser compreendido antes mesmo de colocar a sua ideia de empreender em prática, mesmo sendo um leigo.

Também uma dica de um especialista quando consultado, é a questão da participação dos sócios e investidores em sua startup.

É comum que se busque por parcerias para colocar a sua ideia em prática, investidores que estejam interessados em ter uma participação fundamental no passo inicial rumo ao sucesso, porém, alguns cuidados devem ser tomados nessa parceria.

O contrato deve ser analisado minuciosamente antes de assiná-lo, e os serviços contábeis podem ser essenciais nessa questão de avaliação de cada cláusula, afinal, o que o empreendedor menos quer é que algum descuido por falta de atenção ou mesmo por não ter compreendido determinada especificação o coloque, como diz o dito popular, “em saia justa” futuramente por questões contratuais.

São pontos fundamentais para serem planejados ao colocar a sua ideia de startup em prática no mercado, afinal a coragem necessária para iniciar as atividades você já teve, basta agora contar com os serviços contábeis online para que a estrutura contábil seja feita de maneira correta e sólida, e com quem seja especialista no assunto.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 600px !important;
}

O post A importância do planejamento financeiro nas Startups apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


A importância do planejamento financeiro nas Startups