Aposentadoria para o produtor rural e seus benefícios

Requisitos para a aposentadoria rural

Ser um segurado especial, ou seja, ser pessoa física ou cônjuge/companheiro ou filho maior de 16 anos de idade ou equiparado, que resida no imóvel rural ou próximo a ele, que individualmente ou em regime de economia familiar na condição de:

  • produtor, sendo proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais que explore atividade agropecuária em área de até 4 (quatro) módulos fiscais;
  • pescador artesanal ou assemelhado que faça da pesca profissão habitual, ou principal meio de vida.

Sendo entendido como regime de economia familiar quando o trabalho dos membros da família tem papel indispensável à própria subsistência e desenvolvimento socioeconômico do núcleo familiar em mútua dependência e colaboração.

Assim sem a utilização de empregados permanentes.

Ter 60 anos caso seja homem e 55 anos caso mulher.

O valor do benefício é de um salário mínimo.

Documentação

A partir de 1º de janeiro de 2023 será obrigado que o produtor e o INSS utilizem somente o CNIS para fins de comprovação de atividade rural e da condição de segurado especial.

produtor rural

Até lá, apesar de haver um repertório de documentos previsto em lei (art. 106 da Lei 8213/91), qualquer declaração que o qualifique como lavrador, trabalhador rural ou comprovante de atividade rural.

São extensíveis inclusive os documentos em nome de um dos cônjuges. Ainda são necessárias a oitiva de testemunhas. 

Esses documentos também são importantes para a aposentadoria híbrida ou tempo de contribuição e a averbação de tempo rural para aposentadoria de servidor público.

Com informações de Guilherme Mossoleto Januario

Por: Mariana Gomes Pacheco de Sá para o Dia Rural

Fonte: Dia Rural

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Aposentadoria para o produtor rural e seus benefícios apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


Aposentadoria para o produtor rural e seus benefícios