Como saber se seu CPF está irregular

Designed by fizkes / shutterstock

Hoje vamos falar sobre como descobrir se o seu CPF está irregular, o Cadastro de Pessoas Físicas é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais e é muito importante que mantenha esse documento atualizado, pois quando acontece dele estar irregular você pode sofrer vários transtornos. 

Bom para começarmos vou te explicar algumas consequências de manter seu CPF irregular, como a impossibilidade de conseguir serviços bancários, como abertura de conta, solicitação de empréstimo ou cartão de créditos, tirar passaporte; comprar ou vender imóveis, fazer um financiamento, participar de concursos públicos, receber aposentadoria, impossibilidade de conseguir um emprego, entre várias outras situações que podem te prejudicar.

Veja nosso vídeo completo sobre como regularizar seu CPF

Situação Irregular 

Certo, agora vem o questionamento, o que causa essa situação irregular?

Calma que eu te explico, de acordo com a receita federal existem seis categorias onde seu CPF pode ser incluído.

A primeira delas é quando seu CPF se encontra regular, nesse caso você pode ficar tranquilo, pois não há pendências.

A segunda é quando seu documento se encontra suspenso, ou seja, quando existe algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte, sendo o mais comum relacionado à inconsistência de dados

A terceira se refere ao CPF cancelado, geralmente o motivo mais comum é a perda ou roubo de documentos.

Já a quarta é o CPF nulo, que acontece quando é constatada alguma fraude.

A quinta é referente CPF de titular falecido, que ocorre quando existe falecimento do contribuinte

E a última é o CPF pendente de regularização, ou seja, se o contribuinte deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda.

Bom, através das categorias mencionadas, eu preciso ressaltar que o principal motivo para que seu CPF esteja irregular é a falta de alguma informação junto ao seu cadastro na Receita Federal e também pode estar relacionada à algum dado faltante ou incorreto na base de dados da Justiça Eleitoral. Isso pode levar à suspensão do documento.

Para saber a situação do seu CPF basta acessar o site da Receita Federal. Depois, digitar o número do documento e a sua data de nascimento, assim, você conseguirá ver o status do documento.

E caso você identifique uma pendência é possível também utilizar a opção de regularizar seu CPF sem sair de casa e isso acontece porque a Receita Federal disponibilizou seus canais virtuais de atendimento para facilitar o acesso ao serviço, diante da importância de manter o documento atualizado. 

Formas de atendimento

Se você identificou que seu CPF está irregular é possível escolher a melhor forma de atendimento. Dentre as opções estão:

  • Site da Receita Federal: o serviço é gratuito, mas quem utiliza a rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou Cartórios), deverá arcar com um custo de R$ 7;
  • CPF Digital: o aplicativo tem como objetivo oferecer ao cidadão diversos serviços vinculados ao documento, além de utilizar tecnologia de inteligência artificial para identificação biométrica, tem funcionalidades para obter auxílio junto aos órgãos do Ministério da Economia.

E a plataforma Meu CPF que se trata de um banco de dados que é gerenciado pela Receita Federal.

Não há idade mínima para a inscrição, recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos.

É permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior.

Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez, o que significa que o número do CPF é único e definido para cada um.

Então, caso você tenha identificado que o seu CPF está irregular, não perca tempo e resolva a situação pois mantê-lo regularizado é fundamental para o seu dia a dia, principalmente agora que foi iniciada a declaração do Imposto de Renda

Obrigado por acompanhar até aqui, espero ter te ajudado a conhecer um pouco mais da regularização e importância do seu CPF.

O post Como saber se seu CPF está irregular apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


Como saber se seu CPF está irregular