Empreendedorismo: cenário de crise traz desafios e oportunidades

Designed by @drobotdean / Freepik

As pequenas e médias empresas têm enfrentado dificuldades para manter seus empreendimentos, devido à crise causada pela pandemia.

Mas ainda sim, muitos empresários conseguem enxergar que esses desafios têm gerado oportunidades para o empreendedorismo brasileiro.

É o que destaca o advogado Rodrigo Mussolino, que é cofundador do Moka Group,  um fundo de investimento e de crédito que possui sede em São Paulo.

A visão de que o empreendedorismo é uma tendência no Brasil e no mundo é compartilhada pelo empresário.

Em entrevista, ele ressaltou sua visão sobre o cenário de crise e as mudanças para o pequeno empreendedor após a pandemia.

“Cada vez mais o mundo estará aberto ao pequeno empreendedor. Veja só a idade em que desenvolvedores de games, por exemplo, entram no mercado. A capacidade de reinvenção, redução de custos, agilidade na adequação a novos cenários é superior aos demais segmentos, em que pese os recursos de auxílio ao micro e pequeno empreendedor costumeiramente cheguem ou tardiamente ou não cheguem,” afirmou.

Neste cenário de dificuldades financeiras, muitos empreendedores têm buscado por empréstimos para manter suas atividades, prova disso é que o mercado de Fundos de Crédito similares ao Moka Group é superior a R$ 20 bilhões. 

Por isso, Mussolino afirmou que essa alternativa é viável para empresas que estão sem dinheiro em caixa.

“Crescer com capital de terceiros é muito mais rápido que com capital próprio. Mas o empresário precisa planejar, pois existem riscos e o principal deles é quando o empreendedor se afoba e decide tomar qualquer linha de crédito independente do custo,” alertou. 

Diante disso, ele acredita que esse é o momento das financiadoras se aproximarem de seus clientes.

“Em 10 anos, este foi o período em que tivemos a maior oferta de crédito de nossa história e na nossa empresa, abrimos o maior número de novos clientes, através da liberação de crédito para as pequenas e médias empresas, que acontece de forma bem simples. ” contou. 

Mercado Financeiro

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

O empresário que atua no mercado financeiro desde 1994 e possui experiência em gerenciamento de ativos e risco de crédito, lembrou ainda as vantagens de empréstimos em fundos de investimentos que podem ser obtidos pelas pequenas empresas neste momento de desafios.

Para ele, o custo e agilidade estão entre os principais benefícios ao empreendedor e, por isso, a expectativa é de que para 2021 o mercado de fundo de créditos cresça devido à tendência de aumento da inadimplência. 

Antenado ao que acontece no país, ele ressaltou ainda um dos principais fatores que podem afetar negativamente o crescimento da economia brasileira no próximo ano: o fim ou até mesmo a manutenção do auxílio emergencial.

“Sabemos que o auxílio é uma fonte importantíssima de renda para os mais necessitados, mas por outro lado, sua permanência fará ruir as contas públicas. Também é preciso levar em conta o valor do dólar que tem incentivado exportações e fazendo as importações proibitivas, gerando inflação, crise de oferta e um cenário de inflação para o próximo ano,” ponderou. 

Para finalizar, o cofundador do Moka Group que atua em quatro estados brasileiros deixou um recado aos empresários brasileiros.

“Entrem de corpo e alma na gestão do seu negócio, tenha sempre cautela nos gastos, otimismo e um baita sorriso no rosto, principalmente se trabalhar com vendas. Temos voltado nossos olhos às pequenas e médias empresas, principalmente durante a pandemia,” concluiu. 

Sobre o Moka Group 

No mercado desde 1996 e em 2011, estruturou seu primeiro FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) que se trata de uma ferramenta para a captação de recursos por empresas dos mais variados segmentos e tamanhos. 

Por: Samara Arruda 

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 600px !important;
}

O post Empreendedorismo: cenário de crise traz desafios e oportunidades apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


Empreendedorismo: cenário de crise traz desafios e oportunidades