INSS: Entenda como funciona a aposentadoria rural

Na matéria de hoje vamos explicar o que é aposentadoria rural e se houve mudanças com a Reforma da Previdência.

Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

O que é aposentadoria rural? 

Este benefício é para os trabalhadores rurais em regime de economia familiar. 

Para requerer este benefício é necessário seguir alguns requisitos específicos, pois, trabalhadores rurais poderão receber o benefício mensalmente após alcançar a idade e tempo de contribuição. 

Requisitos para Aposentadoria Rural

Primeiramente vamos entender que esta aposentadoria  está prevista em lei e mantidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Veja os requisitos básicos: 

  • Segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal e indígena)
  • Empregados
  • Contribuintes Individuais

Como fica a aposentadoria rural para trabalhadores avulsos depois da reforma? 

Requisitos para esta aposentadoria depois da reforma

  • Homens: 60 anos de idade;    
  • Mulheres 55 anos de idade;
  • Tempo de contribuição: 15 Anos para ambos. 

Para os demais segurados

  • Atividade laboral rural;
  • Economia familiar;
  • Pescador artesanal. 

Todos esses citados acima têm o direito de se aposentar sem ter contribuído para o INSS, antes era preciso comprovar 15 anos de atividade em agricultura familiar ou pesca artesanal. 

Mudança na comprovação das atividades laborais 

Para comprovar as atividades laborais precisava somente de declarações sindicais, porém isto mudou depois da reforma da previdência.

Para ser concedido a este benefício, é necessário uma autodeclaração preenchida pelo trabalhador rural e provas da época do período de trabalho. 

Este cadastro será feito pelo CNIS, o mesmo conterá informações de outros bancos de dados e com documentos dos próprios funcionários. 

Qual o valor deste benefício 

De acordo com o aumento do salário mínimo este ano o valor da aposentadoria rural pode ser reajustado para R$ 1.088.

Conclusão 

Com base no nosso texto, podemos concluir que é preciso estar atento às documentações exigidas pelo INSS e principalmente pelas alterações que aconteceram depois da reforma, aconselhamos a fazer um planejamento previdenciário, pois, o mesmo te dará uma visão completa de qual categoria deve escolher e até mesmo o valor a receber. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: Dia Rural

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 600px !important;
}

O post INSS: Entenda como funciona a aposentadoria rural apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


INSS: Entenda como funciona a aposentadoria rural