INSS: O que você deve fazer quando o seu benefício for negado?

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O INSS é responsável por vários benefícios para os segurados que cumprem com suas contribuições em dia.

Na matéria de hoje vamos falar o que deve ser feito quando o seu benefício é negado.

Continue conosco e fique por dentro do assunto 

Vamos listar alguns tópicos para te ajudar nesta situação 

Tempo de contribuição para o INSS

É normal que o INSS cometa erros na hora de registrar alguns períodos e já adiantamos caso você não tenha tempo suficiente de contribuição o seu pedido de aposentadoria será negado. 

É possível acessar no próprio site do INSS a simulação da sua aposentadoria e saber quanto tempo falta para se aposentar. 

Recolhimento de atividade especial 

A falta de recolhimento de atividade especial é um dos maiores motivos para o seu benefício ser negado, supondo que você trabalhou por 25 anos em alguma atividade especial, você poderá se aposentar mais cedo do que o tempo solicitado na aposentadoria comum. 

A aposentadoria especial é de alto custo para os cofres da Previdência e por isso o benefício costuma ser negado com facilidade. 

Para evitar esta situação tenha em mãos o LTCAT e o PPP atualizados. 

Recolhimento de atividade rural ou de pesca 

A partir dos 12 anos de idade contará como aposentadoria, uma vez que o trabalho for em regime de economia familiar (agricultura, pecuária, pesca, etc).

Para evitar que o seu benefício seja negado tenha toda a documentação necessária em mãos e se necessário procure a ajuda de um profissional. 

Cadastro Nacional de Informações Sociais

Este é responsável por listar os períodos e valores de contribuições feitas durante suas atividades laborais. 

Porém é comum faltar alguns períodos nas documentações e caso isso aconteça você poderá agendar no INSS um pedido de revisão do CNIS. 

Falha por parte da empresa

Supondo que a empresa que você prestou serviços não  tenha feito suas contribuições ao INSS, logo ficará faltando tempo de contribuição e assim o seu pedido será negado. 

Falta de contribuição do autônomo e empresário 

Se isso ocorrer, claramente irá afetar a sua aposentadoria, para que o tempo seja reconhecido, é necessário quitar todos os débitos pendentes. 

Conclusão 

É muito importante planejar, garantir todos os critérios para o seu pedido de aposentadoria e por isso faça um planejamento com algum profissional qualificado. 

Com isso você estará ciente do seu tempo de contribuição, juntamente com o valor que tem direito a receber e qual a  melhor categoria para você. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 600px !important;
}

O post INSS: O que você deve fazer quando o seu benefício for negado? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


INSS: O que você deve fazer quando o seu benefício for negado?