Planejamento: Veja como organizar suas Finanças em tempos de Crise

Para ajudar aqueles que estão sofrendo com os impactos da redução de salário ou desemprego, preparamos algumas dicas que podem servir para organizar gastos diários. Confira:

  1. Registre todo o custo de vida, para analisar o que pode ser reduzido e os gastos que são essenciais. Faça anotações de todos os gastos para entender como o dinheiro é utilizado e a identificar as suas saídas. Separe todos os gastos por categorias, como por exemplo: 
  • Moradia (água e luz);
  • Alimentação (supermercado);
  • Telefonia (celular, internet e tv por assinatura);
  • Transporte (ônibus, combustível, Uber);
  • Saúde (medicamentos, planos, consultas);
  • Educação ( escola, creche, cursos);
  • Roupas e acessórios;
  1. Com o entendimento dos valores listados, você terá a total consciência de como utiliza seu dinheiro. A partir daí, poderá traçar metas para não se sentir sufocado pelas contas, bem como fazer cortes de gastos desnecessários e mudar alguns hábitos.
  1. Comece a cortar o é considerado gasto extra e reduzir cursos ao mínimo possível 
  1. Elaborar uma planilha financeira é uma ferramenta importante para o planejamento, devem ser registrados gastos à curto, médio e longo prazo
  1. Trabalhe com uma renda fixa: saiba o valor de toda sua renda mensal 
  1. Utilize um aplicativo financeiro. Dá para facilitar essa tarefa com apoio de ferramentas específicas. Não falta são aplicativos especializados nessa área. Veja, abaixo, alguns deles:

Aplicativos

  • Organizze (gratuito e pago): é um aplicativo de gastos fácil de ser utilizado, basta adicionar os ganhos e gastos, deve ser feito manualmente;
  • Guiabolso (controle financeiro gratuito): se conecta aos dados das suas contas bancárias e cartões e organiza todos os gastos num só lugar; 
  • Mobills (gratuito e pago): possui um cadastro de despesas e uma interface que te ajuda a atingir seus sonhos; 
  • Moni (gratuito, mas só pra iOS): basta registrar as despesas em um botão vermelho com o símbolo de negativo (-) e lançar as receitas num botão verde com símbolo de positivo (+); 
  • Minhas Economias (gratuito): após o cadastro na plataforma, é possível organizar as contas pessoais e planejar orçamentos;  

Renegociação e Oportunidades

Depois de colocar sua vida financeira em ordem, é preciso renegociar aquelas dívidas antes de assumir novos compromissos. Lembre-se de se organizar para pagar um valor mensal baseado em seu orçamento.

Também faça o uso consciente de cartões de crédito para evitar novas dívidas e organize principalmente a data de sua fatura, para não correr o risco de pagar juros ou multas por atraso. 

A organização destes detalhes traz oportunidades para quem tem interesse em crédito e investimentos, pois, muitas pessoas tem conseguido juntar recursos financeiros por meio de investimentos o que resulta na criação de reservas.

Mas para isso, a orientação é ser disciplinado: tenha o hábito de guardar pequenas quantias e com o tempo, a tendência é de que esses valores cresçam e, dentro do planejado, essas dicas te ajudarão a realizar seus sonhos. 

Por: Samara Arruda

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 600px !important;
}

O post Planejamento: Veja como organizar suas Finanças em tempos de Crise apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


Planejamento: Veja como organizar suas Finanças em tempos de Crise