13° salário do INSS será antecipado e o 14º pode ser liberado este ano?

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O 14° salário do INSS ficará novamente só na polemica? Ou será que vai ser posto em prática? Em 2020, a possível liberação do 14° salário foi um dos assuntos mais comentados. Porém, os políticos não se sensibilizaram para aprovar o Projeto de Lei 3.657/2020 de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS).

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O motivo da criação do 14° salário foi motivada pela antecipação do 13° salário do INSS em 2020, quando os segurados receberam as parcelas entre os meses de abril e junho, deixando aposentados e pensionistas sem um dinheiro extra no final do ano.

A expectativa era de que a medida pudesse ser aprovada até dezembro para que os segurados do INSS contassem com uma reserva extra, o que infelizmente não aconteceu.

Agora, novamente o assunto volta a ser discutido, depois que o governo decidiu antecipar o 13° salário, que a principio, a primeira parcela será paga em fevereiro e a segunda parcela em março.

14º salário ainda pode ser aprovado?

As chances de que a medida que institui uma espécie de 14º salário aos segurados do INSS seja aprovada diminuem cada vez mais. Isso por um simples motivo, o projeto teria que ter sido aprovado no ano passado.

Há quem acredite que a medida que não foi votada no ano passado possa ser votada em 2021, porém, para que uma medida assim possa ser aprovada deverá ser estudado de onde o governo tirará verbas para custear a liberação desta parcela extra.

Enquanto isso, os presidentes da Câmara e do Senado, já deixaram claro, que não pretendem ultrapassar o teto de gastos em 2021.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 600px !important;
}

O post 13° salário do INSS será antecipado e o 14º pode ser liberado este ano? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


13° salário do INSS será antecipado e o 14º pode ser liberado este ano?