Estágios de férias podem auxiliar no desenvolvimento profissional

Conquistar o tão sonhado estágio ou primeiro emprego não é uma tarefa fácil, ainda mais em um período marcado pela pandemia e aumento do desemprego.

Nessa perspectiva, empresas passaram a adotar algumas alternativas para auxiliar no desenvolvimento profissional, como é o caso da Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado financeiro, que já está na terceira edição do seu estágio de verão, conhecido como Vórtx Next.

Muito comum em outros países, esses programas costumam ter uma duração de, aproximadamente, um mês e possibilitam que o profissional em começo de carreira tenha contato com desafios presentes no mercado.

Para a head de employee experience da Vórtx, Carolina Ottoboni, mesmo em um período mais curto, essas oportunidades geram um diálogo muito mais alinhado entre a academia e as empresas, proporcionando que o aluno consiga experimentar diferentes habilidades e, a partir disso, se aprofunde no segmento que melhor se encaixa aos seus objetivos.

“Nós percebemos um avanço significativo de empresas que apostam nesse tipo de estágio aqui no Brasil, mas ainda não são muitas. Acredito que seja pela complexidade de contratação e monitoramento, que é igual ao de um estágio ou contratação comum”, comenta Carolina.

“Porém, a Vórtx já está na sua terceira edição do “Vórtx Next”, nosso programa de estágio de férias, e temos tido um retorno muito interessante dessa troca. São cabeças jovens, com ideias novas e com disposição a experimentar, isso ajuda a empresa a sempre se atualizar das novidades e esses alunos saírem com uma noção real dos desafios que vão encontrar aqui fora”, completa.

A empresa já contratou 15 profissionais para participarem das edições anteriores e pretende escalar mais sete pessoas para o projeto  que está programado para iniciar em janeiro de 2021.

Destes participantes, um foi efetivado como estágio prolongado e outros dois foram efetivados como colaboradores da empresa em tempo integral. 

Outro case interessante que surgiu da iniciativa foi a startup Preparo, fundada por alunos do Insper, que é uma plataforma de contratação para estágio e primeiro emprego.

Marcos Vinícius, um dos cofundadores da Preparo, participou da primeira edição do Vórtx Next e foi vendo os desafios na rotina de contratação de novos talentos, que ele resolveu se juntar a alguns amigos e desenvolver uma solução simples e automatizada.

“Eu entrei como bolsista no Insper e tenho consciência da facilidade que seria para ingressar no mercado de trabalho, mas nem todos têm acesso a essa realidade. Eu tinha acabado de entrar na faculdade quando participei do programa de estágio de verão na Vórtx e só então tive noção do volume de candidaturas que um RH recebe, a partir disso, a ideia era auxiliar nesse gap e dar mais visibilidade a outras universidades, que, por meio da Preparo, podem conversar com empresas de diferentes lugares e aumentar as chances dos seus alunos conseguirem um emprego”, comenta Marcos.

Além disso, a Vórtx contratou a Preparo como parceira na contratação de candidatos para o Vórtx Next.

Na próxima edição, que acontece em janeiro, os alunos poderão contar com a ajuda da plataforma no processo de seleção e, até o momento, já são 1.144 candidatos inscritos de diferentes regiões do Brasil e até de universidades internacionais. 

Nessa perspectiva a ideia é que, junto com a startup, a fintech consiga também aprimorar o seu processo de seleção e passar a dar mais feedbacks para os profissionais que se candidatarem às diferentes vagas na empresa, fomentando o desenvolvimento do profissional que, muitas vezes, não possui experiência prévia.

Vórtx é uma fintech de infraestrutura para o mercado financeiro, idealizada em 2013 por Alexandre Assolini e Juliano Cornacchia. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 600px !important;
}

O post Estágios de férias podem auxiliar no desenvolvimento profissional apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


Estágios de férias podem auxiliar no desenvolvimento profissional