Exigência da prova de vida vai voltar com biometria facial pelo celular

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Exigência da Prova de Vida continua suspensa até abril de 2021, conforme informou o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na quarta-feira (24). Sendo assim, a partir de maio, retorna a obrigação da comprovação de vida. O governo também anunciou que a biometria facial para o exame será estendida.

Na terça-feira (23), o governo ampliou para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS o projeto piloto que permite fazer a prova de vida anual através de aplicativo de celular.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Sendo assim, a aprova de vida digital será feita por biometria facial e dispensará o comparecimento ao banco em que recebe o benefício, para realizar o procedimento. O projeto piloto foi lançado em agosto de 2020 e vem sendo expandido desde então.

Para realizar a biometria facial, serão usadas informações dos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Ou seja, somente o aposentado que tiver carteira de motorista ou título de eleitor, poderá ter acesso a biometria.

Para acessar a prova de vida através do aplicativo, basta entrar no Meugov.br, que concentra em um único login diversos serviços do governo. A ferramenta pode ser baixada em celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Prova de vida pelo celular

“A partir de maio, a prova de vida voltará a ser obrigatória. E isso pode ser feito também pelo celular, sem sair de casa”, afirmou Rolim. “Estamos confiantes de que a maior parte da população conseguirá fazer a prova de vida de maneira simples”, destacou.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

O post Exigência da prova de vida vai voltar com biometria facial pelo celular apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


Exigência da prova de vida vai voltar com biometria facial pelo celular