Liberado o empréstimo para beneficiários do auxílio emergencial?

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em meio a um cenário extremamente preocupante com os números de contaminação pelo Covid-19 cada vez maiores. A economia se desestabiliza obrigando a prefeituras e estados adotarem medidas de lockdown para a contenção da doença.

Esse cenário deixa vários brasileiros com riscos de perderem seus empregos, além de risco para as empresas permanecerem com as portas abertas. Além disso com o fim dos pagamentos dos benefícios emergenciais a situação é alertamente.

Quando falamos de benefícios emergenciais o primeiro que nos vem a mente é o Auxílio Emergencial, contudo, os pagamentos do benefício se encerram em dezembro de 2020.

Em meio a este cenário o governo sinaliza a liberação de um empréstimo voltado para os ex beneficiários do programa emergencial. A medida é uma espécie de linha de crédito disponível através do aplicativo Caixa Tem.

Contudo será que o microcrédito para beneficiários do auxílio emergencial já está disponível? Veja agora!

Como o microcrédito vai funcionar?

A linha de crédito ofertada por intermédio do aplicativo Caixa Tem será voltada para os brasileiros que foram beneficiados com o auxílio emergencial ou ainda que estejam inscritos em algum outro programa social que é liberado também pelo Caixa Tem.

A ideia surgiu durante o processo de pagamentos do auxílio emergencial no ano passado e seria mais uma maneira do governo conseguir ajudar parte da população que necessitasse de uma renda a mais.

Inicialmente o objetivo do microcrédito era liberar um crédito de até R$ 1 mil reais, onde com a quitação do crédito o limite poderia ser aumentado progressivamente. Contudo agora se fala em novos valores iniciais de R$ 2 mil reais.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Já está disponível?

Infelizmente até o momento a nova linha de crédito não está disponível, logo não é possível contrata-lo através do Caixa Tem, inclusive não há qualquer informação no aplicativo relacionado ao programa.

Mesmo com a falta de informação o processo, quando for liberado, será liberado de forma totalmente digital, sem que seja necessário comparecer a uma agência bancária.

Microcrédito pode ser liberado?

Apesar da pouca informação sobre a liberação do microcrédito, Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal afirmou que o crédito será liberado através do Caixa Tem muito em breve.

“A Caixa realizou o pagamento para mais de 120 milhões de pessoas, englobando o auxílio emergencial, a antecipação do FGTS, o programa de manutenção de renda e a antecipação do PIS, fora todos os demais programas que continuamos pagando normalmente. Além disso, criamos o maior banco digital do Brasil, da América Latina e do hemisfério sul, com 105 milhões de contas abertas de graça. Com isso, 35 milhões de brasileiros que nunca tiveram acesso ao setor financeiro, passaram a ser bancarizados e é fundamental, porque após a pandemia estes brasileiros terão acesso ao crédito a taxas muito menores do que tinham antes”, disse Pedro Guimarães em vídeo.

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 600px !important;
}

O post Liberado o empréstimo para beneficiários do auxílio emergencial? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


Liberado o empréstimo para beneficiários do auxílio emergencial?