Licenciamento de produtos digitais

Licenciamento é ter direito sobre um produto ou obra. O licenciamento é muito comum  no mundo dos cinemas e seus artistas, quando é usada a imagem licenciada a pessoa ganha uma remuneração por cada vez que aparece.

No licenciamento de produtos digitais, o sistema é parecido! Você adquire o produto comprando sua licença para poder comercializar e obter lucro por ele, ou seja, você paga apenas uma vez e pode explorar a marca constantemente.

Hoje você vai aprender como funciona esse meio de licenciamento de produtos digitais e como funciona.

Os temas a serem abordados serão esses listados abaixo. Veja:

  • O que é um licenciamento de produtos digital:
  • Onde encontrar produtos licenciados para venda;
  • Tipo de licenças de produtos;
  • Como efetuar a compra de licenciamento de produtos digitais;
  • Onde vender após a conclusão do licenciamento dos produtos digitais;
  • O que fazer para vender um produto licenciado bem;
  • Como licenciar produtos digitais com um passo a passo.

Definitivamente o licenciamento de produtos digitais é uma boa forma de negócio online, sendo assim é um tipo de negócio muito lucrativo.

Está preparado? Então vamos começar!

1- O que é um licenciamento de produtos digital

Basicamente, licenciamento é quando você adquire direito sobre algo.

No meio digital, existem as licenças de produtos prontos, que são pagas somente uma vez e te dá a vantagem do direito de revender e ficar com o lucro total, podendo sempre explorar aquela marca.

Resumindo através do licenciamento de produtos digitais, para você ter um negócio, não precisa ficar criando copy de vendas, sequência de e-mails, páginas de captura, etc. Tudo já vai estar pronto pra você.

Muito bom né?  Mas calma aí!

Geralmente esses produtos vão estar sempre em inglês e você não vai só copiar e colar para poder ganhar dinheiro, você vai ter que achar uma pessoa que consiga adaptar e traduzir todo o material para você começar a vender. Mas mesmo assim é mais fácil não é? O que você acha?

Uma dica para você conseguir ótimos tradutores para seus produtos é buscar em sites de freelancers tradutores.

Então, pensando nisso, separei 3 dicas para te ajudar a encontrar um tradutor freelancer ideal. Veja a seguir.

1.1 Evite contratar usuários novos

Geralmente os tradutores novos são os com o melhor preço, pois tem a intenção de conseguir clientes mais rápido.

Mas atenção é um risco, pois você não vai ter certeza se a pessoa é um bom tradutor mesmo ou se faz um trabalho duvidoso.

1.2 Sempre olhe o portfólio

Através do portfólio você vai conseguir identificar em que o tradutor é bom, se vai saber traduzir algo mais complexo. 

1.3 Sempre olhe as qualificações

Para escolher um tradutor observe se ele já tem no mínimo uns 10 trabalhos realizados com a pontuação de 90% de satisfação, isso pode te trazer uma garantia que ele seja bom e também responsável.

A seguir listei pra você quatro sites bons e gratuitos para você encontrar tradutores freelancers rápidos e com valor razoável. Anota aí!

  • Workana;
  • Freelancer;
  • Fiverr;
  • Vinte Pila

2- Tipo de licenças de produtos

Crescendo junto com a tecnologia temos o licenciamento de produtos digitais que tem sido muito utilizado por novos empreendedores do Brasil, que estão sempre  à procura de explorar um nicho de mercado.

Existem alguns tipos de licenciamento e abaixo fiz uma lista com eles. Quer saber quais são essas licenças? Então continue lendo para descobrir.

2.1 Direitos autorais

Esse é um tipo de licenciamento que é mais utilizado nos negócios. Essa licença não pode ser comprada pois somente o dono do produto ou autor poderá usar, modificar ou distribuir.

Se uma pessoa quiser comercializar um determinado produto terá que pagar um valor pré-determinado pelo dono.

É importante destacar, que todos os conteúdos que estão disponíveis na internet que não especificaram um tipo de licença são automaticamente protegidos pelos direitos autorais.

2.2- DRM

Esse é um tipo de licença que protege todas as cópias de um produto digital (ebooks, vídeos, software, músicas, etc.)

2.3- Copyleft

Essa licença permite a cópia e redistribuição de obras em várias versões e reconhece sua autoria.

Esse tipo de licença é usada para distribuição de conteúdos digitais.

2.4-  Creative Commons

Esse tipo de licença permite que os produtos digitais sejam distribuídos gratuitamente, ela possui característica única de incorporação de limitações em seu uso.

2.5- PLR

Essa licença permite ao comprador o direito de revenda, aquisição e autoria. Além da comercialização, o comprador pode alterar design e conteúdo.

3-  Onde encontrar produtos licenciados para venda

Muitas pessoas não conhecem ou acham muito complicado o licenciamento de produtos digitais, mas é bem simples.

Primeiramente você deverá acessar um site que vai te  oferecer esse tipo de produto(licenciado).

Um exemplo de site é o Resellers Superstore. Neste site, para você adquirir o produto digital você deverá realizar o seu cadastro.

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

4- Como efetuar a compra de licenciamento de produtos digitais

Após se cadastrar, você deverá informar uma conta de pagamento e os dados deverão ser internacionais (cartão de crédito internacional)

“Mas e agora, não tenho cartão de crédito internacional?”

Se você não tem um cartão de crédito internacional, fique calmo! Você tem a  possibilidade de utilizar uma conta PayPal, onde terá a opção de usar cartão pré-pago, de crédito  ou fazer uma transferência .

Você tem a possibilidade de alterar a capa do produto se desejar. Como já falamos acima você deverá traduzir o material.

Após concluir tudo, você poderá lançar o produto no mercado e divulgar para seus clientes.

Outro site que você pode usar para comprar produtos licenciados digital é o Exclusive Niches. Ele funciona como o outro que foi citado acima, mas os valores para aquisição são mais altos.

Além desses sites que te apresentei, existem os nacionais também, e nele já tem opções traduzidas o que já facilita muito. 

5- Onde vender após a conclusão do licenciamento dos produtos digitais

“Pronto, tudo certo!  Mas e agora? Onde posso vender meu produto digital após concluir o licenciamento?”

Após adquirir seu produto você vai querer vender né! Uma das plataformas que funciona como aliada para o licenciamento dos produtos digitais é Spark Members, que é uma plataforma para divulgação de produtos digitais.

Você deverá fazer seu cadastro e configurar as opções de venda do seu produto digital.

Nessa plataforma você vai ser um produtor de conteúdo e vai receber remuneração nas vendas.

É importante que após adquirir o produto para venda, você faça divulgação e marketing!  

6- O que fazer para vender um produto licenciado bem?

Como já mencionamos acima, depois de tudo feito, você vai querer com toda certeza, vai querer vender seu produto licenciado digital e lucrar com ele, para isso você deverá divulgá-lo.

Você pode divulgar pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, E-mail marketing, etc.  Além disso, invista em tráfego pago para que seu alcance seja muito maior.

Para você vender bem seus produtos o segredo é o marketing!

7- BÔNUS: Como licenciar produtos digitais com um passo a passo

  • Primeiro Passo: Nicho

Para licenciar produtos digitais é importante que você defina um nicho, aquele que você mais acha que é o melhor para trabalhar.

Compre aquele licenciamento que mais se identifica.

  • Segundo Passo: Escolha a licença

Assim que escolher o produto, você deverá verificar qual o tipo de licença que permite, se estiver de acordo com sua proposta siga em frente.

  • Terceiro Passo: Tradução

Feita a escolha do produto, verificada a licença você deverá focar na tradução do produto. É recomendada a contratação de um profissional qualificado para a tradução.

  • Quarto Passo: Estrutura de vendas

E por fim, pense em como vai vender o produto, crie um visual que chame atenção. Elabore páginas de vendas que sejam criativas e que tenham uma boa copy, faça anúncios na internet, automação de e-mail, disparos, etc.

Concluindo

Hoje você pode entender como funciona o licenciamento de produtos digitais. Resumindo, o primeiro passo é definir um Nicho, o que você acha que vai vender bem.

Segundo passo escolha a licença, terceiro passo escolha um bom tradutor e por fim tenha estrutura de vendas e faça um bom Marketing para divulgação e boa sorte.

Espero que tenha gostado deste conteúdo, se tiver dúvidas deixe nos comentários! Até a próxima!

O post Licenciamento de produtos digitais apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


Licenciamento de produtos digitais