Reforma Tributária: Quais benefícios serão gerados para os empresários?

piramide

Antes de começar a contar todos os impactos gerados por essa reforma, é importante entender para que ela serve.

A reforma tributária é uma reformulação nas leis que decide como e quais taxas as empresas e pessoas individuais devem pagar, com o objetivo de facilitar e melhorar o sistema tributário do Brasil.

Desde que assumiu o cargo em fevereiro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está tratando do assunto junto com o Congresso Nacional, e afirmou que espera que a decisão saia em até oito meses.

Caso haja a aprovação, muitas coisas tendem a mudar, e segundo Caio Mastrodomenico, CEO da Vallus Capital, fintech de fomento mercantil, isso pode até impulsionar a retomada econômica do país.

“Com a reforma, a apuração dos impostos será feita de uma maneira mais simplificada para o empresário, logo, com essa praticidade diminui o número de casos de sonegação fiscal”, conta.

Designed by @freepik / Freepik
Designed by @freepik / freepik

Atualmente, segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil deixa de arrecadar, por ano, mais de R﹩ 417 bilhões em impostos, graças à sonegação, sendo 47% de empresas de pequeno porte.

Além disso, outro benefício que virá por meio dessa mudança, é que a partir do momento esse processo se torna mais simples, as pessoas, em especial, os empresários, tendem a pagar mais impostos, mostrando que seu faturamento está crescendo, pois quanto maior o valor de recebimento, mais taxas são pagas.

Apesar de parecer uma afirmativa negativa, ela tem um impacto positivo, pois mostra que as empresas estão crescendo e então a retomada econômica volta a se estabilizar.

“Outro ponto importante de se ressaltar sobre essa questão, é que pode facilitar o acesso a créditos bancários, pois uma das ferramentas de análise é o percentual de arrecadação tributário, ou seja, quanto mais impostos pagos, mais o CNPJ da empresa tende a ficar “limpo” para as instituições financeiras”, explica o CEO.

Caio finaliza afirmando que além das vantagens próprias, temos que entender que vivemos em uma sociedade e que devemos cuidar uns dos outros, e um meio de fazer isso é pagando os tributos, para que o dinheiro arrecadado seja voltado para as áreas mais necessitadas do país.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Caio Mastrodomenico, CEO da Vallus Capital, fintech de fomento mercantil

O post Reforma Tributária: Quais benefícios serão gerados para os empresários? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .


Reforma Tributária: Quais benefícios serão gerados para os empresários?